Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, lançará nesta terça-feira (12), em Vitória (ES), o aplicativo para os sistemas Android e IOS, que permitirá a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral.
Lamachia destaca que neste ano de eleições municipais, mais do que nunca, os eleitores devem estar atentos às campanhas promovidas pelos candidatos. “Estas serão as primeiras eleições sob a nova legislação, onde mais do que nunca, o convencimento do eleitor deve ser baseado na defesa de ideias e propostas, sem o apelo midiático patrocinado pelas grandes corporações”.
“Diante deste novo cenário é fundamental que cada um de nós faça sua parte e além de votar de maneira consciente, auxilie na vigilância contra a prática do caixa 2 eleitoral, que é o germe da corrupção na política”, destacou Lamachia.
O evento acontece na sede da seccional do Espírito Santo, às 10h30, e além de Lamachia, que abordará as implicações do caixa 2 nas campanhas, o evento contará ainda com a participação do presidente local, Homero Mafra, do advogado Márlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa, que ministrará a palestra “Como identificar, prevenir e reprimir o Caixa Dois nas Eleições” e o Procurador Regional Eleitoral, Vinícius Cabeleira, que tratará da “Repressão Criminal ao Caixa 2 nas Eleições”.
Além do aplicativo a OAB manterá também um hotsite com informações sobre a campanha, que também servirá de canal para o recebimento de denúncias, que serão encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais. O endereço é www.contraocaixa2.oab.org.br. A campanha em redes sociais usará o selo #contraocaixa2.
Fonte: OAB – Conselho Federal